14 Materiais Essenciais para Manicure

materias para manicure

O material para manicure é imprescindível para iniciar na profissão e faz toda a diferença no resultado e na qualidade do trabalho da profissional. O material inicial, para começar a trabalhar, já representa um investimento considerável, por isso é preciso se planejar e ter uma lista do que vai precisar adquirir. Se você quer ser manicure, veja aqui quais são os materiais ideais para compor seu kit de trabalho e começar a trabalhar com segurança e praticidade.

Material para Manicure

Ferramentas em aço inox: alicates, espátula e palito – Contendo alguns dos itens principais do material para manicure, o kit de ferramentas de inox é essencial. O ideal é ter pelo menos dois itens de cada tipo, assim você tem sempre um de reserva: alicate de cutícula, alicate reto para corte de unhas das mãos, alicate curvo para corte de unhas dos pés, espátula para empurrar a cutícula e palito de inox. Esses materiais são duráveis, por isso escolha sempre itens próprios para uso profissional e de alta qualidade.

Autoclave – Esse é um equipamento de custo elevado, mas essencial para trabalhar como manicure. As normas da Anvisa exigem que materiais como alicates e espátulas de aço sejam esterilizados em autoclave após cada uso para evitar a transmissão de doenças às clientes.

Maleta para manicure – As maletas profissionais devem ser feitas de materiais resistentes e fáceis de limpar, além de possuir várias divisórias para organizar bem o material. Há maletas de vários tamanhos e formatos, e você pode escolher a que atende melhor suas necessidades. Lembre-se de que manter seus materiais limpos e organizados transmite profissionalismo, além de facilitar seu trabalho na hora do atendimento.

Palitos de madeira e lixas – Os palitinhos de madeira e lixas de unhas devem ser individuais e descartáveis. Nunca utilize a mesma lixa em mais de uma cliente, pois pode transmitir micoses e outras infecções. Para lixar os pés, existem lixadores elétricos mais eficientes, mas a lixa tradicional também funciona bem.

Cremes e óleos – Para preparar as mãos e pés da cliente e ter um resultado excelente, tenha sempre creme hidratante para mãos e pés, creme removedor de cutículas e creme esfoliante para os pés.

Diluidor de esmalte ou óleo de banana – Hoje em dia já existem diluentes de esmalte profissionais mais eficientes do que o popular óleo de banana. De qualquer forma, você precisará de algum deles no seu kit para recuperar os esmaltes e utilizá-los até o fim sem desperdício.

Removedor de esmalte e acetona – A acetona tem um custo mais baixo, mas pode ressecar e causar alergia nas unhas e cutículas da cliente, dependendo de sua sensibilidade. Já o removedor de esmalte sem acetona é mais seguro, mas possui custo elevado. Tenha as duas opções disponíveis e utilize-as acordo com o perfil de cada cliente.

Borrifadores – Para limpar as mãos da cliente após lixar ou retirar as cutículas, use borrifadores, um com água e outro com álcool.

Luvas de látex descartáveis – Por questões de higiene e segurança, recomenda-se o uso de luvas descartáveis para trabalhar como manicure.

Algodão, toalhas e papel toalha – O algodão é um material para manicure simples e acessível para ter sempre à mão. Já as toalhinhas são multiuso; tenha pelo menos uma para cada função que achar necessária.  O papel toalha é uma alternativa descartável e mais prática.

Base, top coat, óleo ou spray secante – Tenha vários tipos de base (para unhas fracas, finas, desniveladas, sem crescimento, etc) e use-as para personalizar o atendimento da cliente. O top coat dará um acabamento profissional ao esmalte e o óleo ou spray secante evitará borrões.

Esmaltes – Para começar, invista em tons cremosos, cintilantes e perolados de vermelho, vinho, café, rosa, nude, branco e preto. Não se esqueça de ter opções hipoalergênicas. Tenha também coberturas com glitter para surpreender as clientes.

Material para nail art, carimbos, decoração, adesivos, kit para unhas de gel, entre outros – Dependendo das suas técnicas de manicure, você pode adicionar outros materiais para diferenciar seu trabalho. Os carimbos e adesivos para unhas são bastante simples de aplicar e transformam o resultado final!

Esses são os materiais básicos para exercer as funções de manicure e pedicure. O ideal é que, conforme sua experiência e prática, você complemente seu kit com outras ferramentas adicionais que agreguem valor ao seu trabalho. Pesquise as tendências de novos esmaltes e decorações e escute a opinião de suas clientes para, aos poucos, expandir seu kit e sempre elevar a qualidade do seu trabalho.

  • Adicionar ao Livro de Frases
    • Não há listas de palavras para Inglês -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar
  • Adicionar ao Livro de Frases
    • Não há listas de palavras para Inglês -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar
  • Adicionar ao Livro de Frases
    • Não há listas de palavras para Português -> Português…
    • Criar uma nova lista de palavras…
  • Copiar

You may also like...

Leave a Reply

Your e-mail address will not be published. Required fields are marked *