CURSO MANICURE CUTÍCULA PERFEITA

Ministrado por Faby Cardoso

A profissão de manicure é muito promissora e oferece grandes oportunidades de sucesso e retorno financeiro. Se você quer ir além e descobrir como ser uma boa manicure, confira as dicas a seguir, que irão te ajudar a ter cada vez mais sucesso na profissão.

Como ser uma boa manicure

Mantenha-se atualizada – Se você já tem seu certificado ou diploma de manicure, ótimo! Porém, o mercado está sempre recebendo novidades e avanços da tecnologia, e é necessário atualizar suas técnicas constantemente para oferecer sempre o melhor. Você pode fazer cursos livres de manicure e frequentar as feiras especializadas do setor que acontecem em algumas cidades do país para conhecer as últimas tendências da área, além de interagir com outros profissionais do ramo e trocar informações.

Além disso, você pode acompanhar também o que está rolando em todo o mercado de beleza: cabelos, maquiagens, cores da moda, entre outros. Boa parte das suas clientes se interessa por esses assuntos e você pode se tornar uma fonte confiável de dicas e conhecimentos para elas.

Busque um relacionamento de confiança com as clientes – Sabemos que, para as mulheres, fazer as unhas é um momento de cuidar da autoestima e muitas vezes de colocar o papo em dia. Deixe suas clientes confortáveis para conversar e desabafar com você. Com o tempo, isso criará um vínculo de confiança e proximidade que ajudará a fidelizar sua cliente ou, quem sabe, até fazer novas amizades. Porém, se a cliente não der abertura para essa relação, mantenha uma postura profissional.

Tenha um bom planejamento financeiro e operacional – Além de dominar as técnicas de trabalho, uma boa manicure também possui toda uma estratégia e organização que mantém seu negócio. Em profissões como a de manicure, que funciona de acordo com a demanda dos clientes, é normal que existam picos de trabalho com maior procura e agenda lotada, e outros períodos de menor movimento. Especialmente se você pretende trabalhar por conta, tenha esses fatores em mente e planeje seu fluxo de caixa para manter a viabilidade do seu negócio e evitar perder clientes por falta de materiais, por exemplo.

Faça promoções para atrair clientes e movimentar a agenda – Seguindo a dica anterior, uma boa maneira de manter o movimento (e ainda de ganhar novas clientes) é analisar seus dias de menor movimento e fazer promoções para ocupar os horários vazios. Geralmente, aos fins de semana a procura por serviços de beleza é mais intensa, e nas segundas, terças e quartas-feiras o movimento cai. Programe as promoções para esses dias e aumente seu faturamento.

Crie programas de fidelidade – O programa de fidelidade é uma tendência do mercado de consumo e funciona muito bem para serviços de beleza. Você pode criar um cartão fidelidade, por exemplo, que ofereça uma manutenção de unhas ou francesinha grátis depois de cinco sessões de manicure. Ou, caso a cliente faça manicure e pedicure completas várias vezes, ela pode ganhar algum serviço grátis. São várias possibilidades, use a criatividade e ouça as preferências do seu público!

Informe suas clientes dessas vantagens no momento do atendimento e espalhe também para possíveis clientes nas redes sociais. Com certeza irá incentivá-las a voltar mais vezes e a pensar bem antes de trocar de profissional.

Tenha diferenciais que agreguem valor ao seu trabalho – Toda boa manicure tem seus segredos que deixam as unhas perfeitas e fazem a cliente voltar toda semana. Tenha seus diferenciais e use-os para valorizar seu trabalho. Pode ser um truque para agilizar a esmaltação, aquele produtinho especial que faz a diferença, francesinhas criativas, técnicas de desenho e decoração, entre outras possibilidades. Tudo o que torna seu trabalho único é um diferencial que irá encantar suas clientes.

Busque novas ferramentas – Se você está por dentro do que acontece no mercado de beleza, provavelmente vai ficar sabendo de novas ferramentas e cosméticos que podem diferenciar seu trabalho. Busque também ferramentas digitais de comunicação para facilitar sua agenda. Hoje, já existem aplicativos específicos para agendar serviços de beleza. O WhatsApp e o Instagram também são ferramentas muito utilizadas que com certeza irão facilitar seu trabalho.

Esteja aberta a parcerias – Uma boa manicure pode ter seu esforço reconhecido de várias maneiras e uma delas é a parceria com marcas ou com outros profissionais. Esteja disposta a firmar parceria com empresas que combinem com você e com seus valores, isso te proporcionará maior visibilidade e reputação no mercado.

0